A mente Ayurvédica: Manas Prakriti por Dr. Ram Mani Bhandari

ayurvedic-mind

 

O conceito ayurvédico da mente é amplo e esclarecedor. Não só inclui a atividade mental, mas também a consciência que está alojada no coração, “o coração é indispensável para atividades físicas e mentais normais já que toda a consciência desperta repousa lá” (Caraka Samhita Sutrasthana 30,6). A mente é construída a partir de diferentes aspetos. Buddhi é intelecto e é realmente como um espelho que reflete a consciência universal, já que “reconhece” e “esclarece”. É o sistema digestivo da mente, uma vez que discrimina entre diferentes aspetos de ‘nutrição’ mental. Sadhaka pitta (subdosha) corresponde a buddhi. Manas é o que conceitua, analisa e interage entre o nosso subconsciente interior e a nossa experiência do mundo exterior. Inclui a memória ex. a capacidade de relembrar (smrti) eventos. Tarpaka Kapha (subdosha) refere-se a memória. Ahamkara é nosso “eu” e o construtor de identidade que personaliza cada experiência. Faz-nos identificar com cada experiência, para que possamos dizer “Estou a ler um livro sobre ervas ayurvédicas”. Há também citta que é considerada como sendo a consciência. Prana interliga estes diferentes aspetos em algo que é conhecido como antahkarana, o ativo interior.

Uma particularidade é que em contraste com a natureza da constituição física (deha prakrti), a natureza mental (manas prakrti) pode ser alterada através da ação. As qualidades de sattva, rajas e tamas são predominantes na mente e podem ser alteradas de acordo com estilo de vida, dieta e atitudes mentais. Rajas e Tamas, paixão e letargia, são consideradas as causas da doença mental (Caraka Samhita 1,57).

 

Cada dosha tem certas tendências:
Vata: Cheio de ideias criativas, bom em ligar conceitos e inspirador. São ansiosos, desorganizados, o clássico “na lua”. São rápidos para aprender mas esquecem facilmente. Vata dificilmente se prende a qualquer coisa. Estão predispostos para o medo e normalmente esperaram sempre o pior. Um pessimista tende a ser vata. A sua natureza irregular significa que iniciem frequentemente novos projetos, mas facilmente se distraem. Oscilam entre gastar enormes quantidades de energia na sua vida social e desejar solidão total, a fim de recarregarem. Seu antecedente emocional é de medo e as pessoas Vata têm muitas vezes de enfrentar questões relacionadas com segurança.
Pitta: Muito inteligente e de raciocínio rápido, a mente pitta é a ordenadora de informações. Eles são excelentes a organizar e compilar informação. Serão críticos nas suas perspetivas. São movidos pela ambição e determinação para vencer. São gerentes eficazes de qualquer coisa; pessoas, tempo, dinheiro, informação. Seu calor inerente pode tornar-se em irritação e raiva que são rapidamente esquecidos (mas não pelo vata ou kapha!). Estão focados no seu próprio desenvolvimento, o que pode torná-los intolerantes à mudança e impacientes com os outros. Eles são na grande parte visuais nos seus processos de pensamento. Quando pitta está desequilibrado pode manifestar-se como raiva e muitas vezes são confrontados com o desafio da paciência.
Kapha: Têm mentes estáveis ​​que podem concentrar-se numa ampla série de questões ao mesmo tempo. O kapha tem uma excelente memória uma vez que os fatos são assimilados. Lembram-se de sentimentos, cheiros e gostos. O seu amor pela estabilidade faz com que ignorarem os sinais de mudança. Eles são amigos leais e afetuosos. Tendem a evitar situações desafiadoras, a fim de manter o status quo e proteger a sua natureza conservadora. Gostam de um ambiente estável e regular. O seu processo de pensamento é emotivo e relacionado com sentimentos. Tipos Kapha têm tendência para a ganância e lidam muitas vezes com questões de fixação.

 

 

A mente está integralmente ligada com a causa da doença já que as experiências psicológicas são somáticas.

 

Traduzido do conteúdo original de Dr. Ram Mani Bhandari – BAMS

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s